quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um pouco da minha história na Ginástica Artística

Não se constrói um bom nome da noite para ao dia. É preciso trabalhar muito, ainda que haja tropeços e quedas é preciso superar os obstáculos, é preciso ter motivação, perseverar, resistir. O reconhecimento que estou tendo hoje, compondo a equipe permanente de ginástica artística do Brasil é resultado de mais de quinze anos de treinamento intensivo, desde 1997 quando ainda treinava no Centro de Ginástica do Pará, tenho dedicado a maior parte de meu tempo à ginástica.
De 1997 a 2000 treinava no Ginásio da Escola Superior de Educação Física do Pará – UEPA em média seis horas por dia. Participei de vários campeonatos no estado do Pará, torneios nacionais e campeonatos brasileiro, tendo grande destaque em minhas apresentações. Minha dedicação e persistência resultou no convite do Esporte Clube Pinheiros – ECP/SP para que eu fosse treinar no clube. Assim, a partir de janeiro de 2006 me transferi para São Paulo e passei a fazer parte da equipe de ginástica do Esporte Clube Pinheiros, onde treino de segunda a sábado em dois períodos, totalizando oito horas de treinos diários.
Superação. Essa é a palavra que me define, pois com apenas dezesseis anos de idade voei para a maior cidade da America Latina, levando na mala apenas a vontade de vencer e os aconselhamentos dos meus pais e de minha irmã Carolina, também atleta.
Graças a Deus não tive dificuldades para me adaptar à nova realidade e já no primeiro ano participei do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística – Categoria Juvenil, em São Bernardo do Campo/SP, garantindo o 5º lugar no cavalo com alças e 4º na barra fixa, ficando em 8º lugar no individual geral e ajudando a equipe do Pinheiros a ficar em 2º lugar no campeonato.
Em 2007, mais ambientado no clube e me acostumando com a agitação de São Paulo, participei do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística – Categoria Juvenil, em Curitiba/PR, obtendo o 1º no individual geral, 1º na barra fixa, 3º no cavalo com alças, 4º nas paralelas, 5º no solo, somando pontos que ajudou o Pinheiros a ocupar novamente o 2º lugar no podium por equipe. Além disso, em 2007, participei do meu primeiro campeonato internacional; O Pan-americano, na Guatemala, sendo o único brasileiro classificado para a final na barra fixa, ficando com a medalha de bronze nesse aparelho e prata por equipe.
2008 foi um ano de grandes realizações. Participei do Campeonato Estadual de Ginástica Artística – categoria Adulta em São Paulo/SP, obtendo o 1º lugar individual geral, 4º na barra fixa, 5º no cavalo com alças e 5º nas paralelas. Participei do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística – categoria Adulta em Maceió/AL, obtendo o 2º lugar na barra fixa, 4º nas paralelas e 5º no cavalo com alças. Consagrei-me campeão no Campeonato Paulista de Especialidades em São Paulo/SP, obtendo o 1º no solo, 1º no cavalo, 1º nas argolas, 1º no salto, 1º nas paralelas e 2º na barra fixa. Participei ainda, do Troféu Brasil Individual Geral de Ginástica Artística Masculina em Caxias do Sul/RS, obtendo o 4º lugar no individual geral. Fui Campeão da II Etapa do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica, juntamente com Ethiene Franco e Angelica Kvieczynski. Encerrei o ano participando do Pan-Americano por Aparelhos, em Rosário na Argentina, obtendo o 7º lugar na barra fixa e 8º no cavalo com alças.
Em 2009 veio o reconhecimento. Após participar do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística em Porto Alegre/RS, obtendo o 1º nas paralelas, 1º no cavalo com alças, 4º na barra fixa e 2º lugar por equipe, além de ser consagrado campeão da II Etapa do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica, juntamente com Ethiene Franco e Angélica Kvieczynski. Fui observado pela Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Ginástica – CBG como uma nova promessa para a ginástica brasileira.
Em março de 2010 fui convidado para treinar com a Seleção Olímpica Masculina de Ginástica Artística, no Rio de Janeiro. Após ser observado e avaliado durante treze dias por uma Comissão de treinadores, formada pelos técnicos da Seleção, Renato Araujo e Marcos Goto, além de Cristiano Albino, do E.C Pinheiros, e Vitor Camargo, do Brasil Futebol Clube e sob o comando do coordenador da Seleção Brasileira, Leonardo Finco, veio o anúncio de que eu seria o novo integrante da Seleção Olímpica de Ginástica Artística do Brasil.
Ainda sob a emoção do anúncio, mas com a convicção da responsabilidade de representar o Brasil, fui indicado, juntamente com Caio Costa e Daniele Hypólito para participar da Etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística, em Doha no Catar, onde, disputando com os melhores atletas do mundo neste aparelho, como Aljaz Pegan, Epke Zonderland, Jeffrey Wammes e Chenglong Zhang, conquistei o 8º lugar na barra fixa.
Em maio de 2010, de 27 a 30, participei do Troféu Brasil de Ginástica em Campo Grande/MS e obitve o 6º lugar no individual geral.
De 03 a 04 de julho aconteceu no E.C Pinheiros-SP o Campeonato Paulista de Ginástica Artística Masculina, onde obtive o 3º lugar por equipe, 5º no individual geral, 1º no cavalo com alças, 1º na barra fixa e 3º no solo.
Em  agosto, de 05 a 08 estive em Vitória/ES, participando do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Masculina, onde obtive 4º lugar por equipe, 5º no individual geral, 1º no cavalo com alças e 2º na barra fixa. Paralelamente ao campeonato, participei da II Etapa do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica e compondo trio com Priscila Cobello e Driele Daltoe, sagrei-me campeão desta Etapa do Circuito.
No calendário internacional estive em Guadalajara-México, participando do Campeonato Panamericano de Ginástica Artística, de 02 a 05 de setembro, evento classificatório para os Jogos Panamericanos de 2011 e, juntamente com Mosiah Rodrigues, Sergio Sasaki, Danilo Nogueira, Felipe Polato e Sergio Eras, obtive a medalha de prata, ficando atrás apenas dos EUA e empatando no segundo lugar com o Canadá, garantindo assim a participação do Brasil nos Jogos Panamericanos de 2011, que ocorerá também em Guadalajara/MX.
Sei que ainda tenho muito a aprender e que a caminhada exigirá muito esforço e dedicação, mas estou bastante confiante e tenho a certeza que novas realizações virão em breve.

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog, vc escreve bem e o melhor, tem o que escrever.
    Parabéns, nada vem por acaso, não existe sorte, sem preparação e oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Brenda,
    Obrigado pelo elogio.
    Péricles,

    ResponderExcluir